#Homenagem: "Enquanto o carrinho estiver lá"


Passado já alguns dias, desde que nos deixou, e tendo de passar pela praça Cel. Antonio Franco, a praça da Matriz, me senti tocado à escrever sobre João Domingues Alves de Oliveira, o Seu João Pipoqueiro.

Pouco antes de seu centenário, o Seu João ficou famoso, tendo a sua história contada em diversos veículos de imprensa, que podem facilmente serem achadas aqui no Facebook.

Porém, me ocorreu que, naquela praça, o Seu João assistiu, de camarote, à história de Boituva. O que me fez refletir.

Naquela praça, ele viu meus pais se formarem, na antiga escola SESI, se conhecerem e se casarem. Ele também viu o meu batismo e dos meus irmãos. Nos viu se formar, também neste SESI e viu o meu casamento.

Mas não é só isso. O Seu João, naquela praça, viu milhares de alunos se formarem. Milhares de casais subirem ao altar, terem filhos, batizarem estes filhos e, estes mesmos filhos, também se formarem, se casarem, terem filhos e batizarem esta nova geração.

Naquela praça, ele viu a fanfarra do professor Brasil, outro saudoso, ilustre e amado cidadão. Viu inúmeras festas, procissões e encontros tão tradicionais e belos da nossa Boituva. Naquela praça, o Seu João viu inúmeros padres, coroinhas, acólitos, ministros e milhares de fiéis, que viveram e conviveram em nossa também centenária igreja Matriz.

Quantos carnavais, eleições e mudanças, o Seu João assistiu de lá? Quantos provaram de suas maravilhosas pipocas em seu carrinho? E quantos assistiram à pipoca ser preparada ali, na hora? Não caberiam neste humilde texto, carregado de licença poética, confesso.

No post, lamentando sua partida, meu amigo Wande, comentou que o Seu João merecia uma rua com seu nome na cidade, no que emendei que merecia uma estátua na praça, e ele completou dizendo que merecia os dois. Apoiado, Wande!

A vida se vai, mas o legado fica.

Enquanto o carrinho estiver lá, também lá, estará a sua lembrança, o seu exemplo e o seu símbolo. Enquanto o carrinho estiver lá, lá estará a alegria e a esperança de um "tempo bom", que pode sim voltar, basta querermos, tendo bom senso, boas escolhas e boa vontade. Enquanto o carrinho estiver lá, o Seu João também estará.

Um abraço.


Foto: Revista Outdoor Regional - www.outdoorregional.com.br

Publicado em 12/12/2020 no meu perfil do Facebook.

Comentários

Post mais visto

#Crônica: "Privilégio"

Leia também

#Crônica: "Ele mudou"

#Crônica: "Ih, deu branco!"

#Crônica: Como fazer Deus sorrir?