"Texto leve"


No momento em que digito estas palavras, já passamos pelo Natal (feliz Natal atrasado, a propósito!) e, caso venha escrever na semana que vem, já estaremos em 2021.

Os veículos já preparam suas retrospectivas, e nós, como de praxe, fazemos aquele balanço pessoal.

Por aqui, esta é a 32º semana em que escrevo (quem diria!). Algo que começou como um simples impulso de se manifestar e, também, para não enlouquecer, diante da realidade maluca que se apresentava. Entre algumas reflexões e polêmicas, que geraram ampla discussão nos comentários, assim como, pasmem, um "cancelamento", que, confesso, só fui perceber muito tempo depois (ha ha ha), tive uma boa recepção no geral.

Mas, novamente, o propósito desta escrita é, primeiramente, para mim mesmo. O que vem depois, é lucro (sem ofensa).

Motivos para reclamar não faltam, faça sua escolha: planos de vacinação atrapalhados, aumentos salariais desproporcionais, viagens e passeios fora de timing, decisões judiciais questionáveis, negacionismo, polarização, etc, etc.

Mas a proposta não é esta. Como diz o título, a ideia é de um "texto leve".

E alcançar esta leveza é de uma sabedoria admirável. Feliz é a pessoa que sabe que os problemas sempre existirão, e mesmo assim, consegue ser tolerante, respeitosa e fraterna com o próximo, ou seja, uma pessoa leve.

Todos estão encarando uma "barra" neste momento. Alguns mais e outros menos, mas aquele que consegue ser leve, mesmo diante de situações difíceis, merece o nosso aplauso.

Certa vez, em entrevista, o professor Cortella disse que "o pessimista, antes de tudo, é um vagabundo". Afinal, "dá trabalho ser otimista". E completou dizendo que "eles podem nos tirar tudo, menos a esperança". Acho que é isso.

É preciso ter esperança. Tudo vai melhorar.

O bem irá prevalecer. Eu tenho esperança, eu preciso ter esta esperança. Se não a tivesse, não haveria motivo para me levantar da cama.

Lá em cima, desejei um Feliz Natal atrasado, aqui no final, desejo um 2021 de muita saúde, sabedoria e esperança para você que, gentilmente, acompanha as palavras deste pobre "escrevedor".

Um abraço.


Orginalmente publicado em 26/12/2020 na minha página no Facebook.

Comentários

Post mais visto

#Crônica: "Privilégio"

Leia também

#Crônica: "Ele mudou"

#Crônica: "Ih, deu branco!"

#Crônica: Como fazer Deus sorrir?