"Um tsunami de informação"



Socorro! Eu não consigo!

Explico.

Quero consumir todo o conteúdo legal e bacana que está disponível, mas é impossível. Simplesmente, não dá tempo!

Quero ler os colunistas de todos os jornais, os colunistas das revistas, quero assistir aos vídeos no Youtube, quero ver os filmes e séries nos streamings, quero ver as notícias nos canais, quero ouvir todos os podcasts que se destacam, quero ler os livros do momento, quero acompanhar todos os grupos de WhatsApp em que estou, quero, quero quero...

Meu Deus! Não dá!

E se tentar fazê-lo, ou eu não trabalho, ou não durmo, ou fico louco! É muita coisa! O colunista escreve quatro ou cinco textos por dia. O podcast, com aquela entrevista legal, tem cinco horas! Fora as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc), aí nem se fala. Você pode ficar lá o dia todo e não verá tudo. E olha que nem tenho o tal do TikTok e outras tantas que estão em alta.

Lembro que esse papo de "excesso de informação" já é antigo, mas, ouso dizer, que agora estamos numa proporção descontrolada. Um verdadeiro "tsunami". Claro que existem os nichos, com seu público bem específico, mas mesmo este seleto grupo, possui uma gama de canais para consumir aquilo que gosta, que é de se espantar.

Aonde vai parar tudo isso?

Me lembro do professor Leandro Karnal, em uma entrevista, dizendo mais ou menos assim: "Escolher é renunciar, não tem jeito". E ainda brincava: "Minha esposa me escolheu. Para isso, ela teve que renunciar ao Brad Pitt e ao Tom Cruise".

Tão sábio, tão claro e, além de tudo, engraçado. Esse Karnal é demais, não é mesmo?

Hoje, aqui e agora, você escolheu ler estas humildes palavras. Para isso, teve que renunciar estes poucos minutos em que poderia ler um super escritor, ou assistir a um rápido comentário daquele analista esportivo que tanto gosta, ou até mesmo conversar com a sua família, enviar uma mensagem para a sua esposa ou marido.

Entre tantas coisas, você optou por estar aqui. Receba o meu muito obrigado.

Um abraço!


Kindle Unlimited - Teste grátis por 30 dias!


Foto: trainingjournal.com

Comentários

Post mais visto

#Crônica: "Privilégio"

Leia também

#Crônica: "Ele mudou"

#Crônica: "Ih, deu branco!"

#Crônica: Como fazer Deus sorrir?