#TBT: Adote um desempregado

Cartaz em que lê-se: "Você que é contra a abertura do comércio, adote um desempregado e pague as contas dele"

Texto originalmente publicado em Julho de 2020, em minha página no Facebook. Boa leitura!

-----

Outro dia vi uma postagem que dizia assim: "Você que é contra a abertura do comércio, adote um desempregado e pague as contas dele".

Como tenho escrito, respire fundo e vamos lá.

Acredito que não exista alguém contra a abertura, queremos ela, mas queremos que seja feita de modo ordenado, planejado, estruturado, com parâmetros e protocolos, enfim, de um modo que não cause mais mortes do que as milhares que, infelizmente, já aconteceram. Também não queremos pessoas morrendo por falta de atendimento, diante de um - possível - hospital superlotado.

Esta frase, apesar do "lacre", é extremamente infeliz. Poderia perguntar: "E antes da pandemia, quando já existiam milhares de desempregados, por que não sugeriu a adoção?". Ou ainda: "E se houver um colapso da saúde, devemos adotar os doentes também?". Pois é, o buraco é sempre mais embaixo e não existe uma solução simples.

  

A pandemia escancarou o melhor e o pior do ser humano, quero me focar no melhor. Já falei bastante sobre o pior em outros textos.

Nunca vimos tantos projetos e campanhas de cunho social, para ajudar e cuidar dos mais necessitados. Milhares de pessoas não estão morrendo de fome, graças a estas ações. Temos também o "Auxílio Emergencial", que ajudou e está ajudando outro gigantesco número de pessoas. Tudo isso é respeito e amor ao próximo.

E não, não são suficientes para resolver todo o problema. Ainda temos muitas pessoas desassistidas.

A pandemia também afetou todas as empresas, algumas mais, outras menos e algumas em escala total. Além disso, o tão falado crédito não chega a quem realmente precisa. Isso é terrível e, confesso, não tenho a solução. Mas digo, com muita tranquilidade, pedir uma reabertura tresloucada não é a resposta.

Ninguém é obrigado a ser o "especialista" da coisa, mas não precisamos ser tão ignorantes.

-----

Um abraço.

Kindle Unlimited

Foto: Patos Notícias.

Comentários

Post mais visto

#Crônica: "Privilégio"

Leia também

#Crônica: "Ele mudou"

#Crônica: "Ih, deu branco!"

#Crônica: Como fazer Deus sorrir?