#TBT: "Sabe tudo"

Didi Mocó no programa Os Trapalhões

Dando sequência ao projeto de resgatar textos publicados em outras plataformas, segue mais uma crônica opinativa publicada em Setembro do ano passado, em meu perfil no Facebook. Boa leitura!

-----

Nosso debate nunca esteve tão raso. Questões complexas e delicadas, são explicadas e defendidas à base de mentiras, jogos de palavras e falácias. Isso é muito perigoso.

Não que antes houvesse uma grande inteligência nas coisas, mas somos obrigados a ver, assistir e ler cada absurdo, que o espanto é pouco para ilustrar a sensação.

De repente, alguns comentaristas se tornaram "super humanos". Eles são epidemiologistas, infectologistas, médicos, advogados, economistas, biólogos, filósofos, psicólogos, educadores, sociólogos, antropólogos, historiadores, etc, etc. São especialistas em queimadas, medicações, gestão, liderança, leis, educação, política internacional, aquecimento global, racismo, doenças respiratórias, retomada sustentável, etc, etc. Tudo isso condensado em um só ser humano. Uau!

Como diria o Didi Mocó: "Sabe tudo". 😂😂😂

  

Além dessa arrogância, faltam três coisas aos debatedores: respeito, tolerância e, por consequência, humildade. Respeito ao direito de pessoas poderem pensar diferente de outras. Tolerância para, pelo menos, ouvir uma opinião divergente sem se comportar feito um idiota. E humildade para soltar um belo de um "não sei", quando não se tem "lugar de fala" sobre o assunto.

Fora isso, faltam ainda foco e objetivo.

Veja só, eu trabalho com propaganda. Recebo uma demanda de um cliente e, com base nas informações, pedidos e minha técnica, crio um "produto" para este, que pode aprovar ou não. Divergências acontecem e são normais, porém, ambos estamos trabalhando em busca de um objetivo comum.

Ou seja, um bom debate seria aquele em que não existe a "resposta pronta", mas sim, a contribuição de todos os participantes em busca de um conhecimento maior. Com diálogo e sem julgamentos. Uma troca de ideias em que todo mundo sai ganhando.

Pois é, isso não está acontecendo.

Na verdade, temos somente "refutadores", que buscam mostrar que um está certo e o outro errado, utilizando até ofensas e "jogo sujo", para provar seu ponto.

"Não existe competição de opinião". Vi esta frase no Twitter  e penso que ela é correta e certeira para o que estou dizendo. "Lacradores" e "Mitadores" são dois lados da mesma moeda. E nesse "vale-tudo", reina somente a hipocrisia.

Enfim, o que estamos assistindo são "embates" sendo chamados de "debates". Algo péssimo para a democracia, porque gera uma terrível e desnecessária cultura de violência. Um abraço!


P.S.: A crítica também existe. Ela tem método e momento adequado, é bom lembrar.

Foto: instagram.com/renatoaragao

Comentários

Post mais visto

#Crônica: "Privilégio"

Leia também

#Crônica: "Ele mudou"

#Crônica: "Ih, deu branco!"

#Crônica: Como fazer Deus sorrir?