#TBT: "Liberdade, responsabilidade e gratidão"

Respeito



Texto originalmente publicado em Agosto de 2020, em meu perfil no Facebook. Boa leitura!

-----

Dá pra contar nos dedos. Após deixar de seguir pouquíssimas pessoas(opção maravilhosa, essa!), a paz reinou e minha "timeline" mudou completamente. Isso me trouxe uma pequena reflexão, que compartilho com vocês.

Nestes tempos de conversas e defesas malucas, é preciso dizer e ressaltar o óbvio.

Tenho amigos que possuem um pensamento mais alinhado à direita. Nós conversamos normalmente, nos apoiamos, tiramos sarro um do outro e tudo bem.

Tenho amigos que possuem um pensamento mais alinhado à esquerda. Nós conversamos normalmente, nos apoiamos, tiramos sarro um do outro e tudo bem.

Tenho amigos que possuem um pensamento mais de centro e moderado. Nós conversamos normalmente, nos apoiamos, tiramos sarro um do outro e tudo bem.

Ou seja, cada um é livre para pensar como quiser e defender aquilo que pensa, e está tudo bem. Existe uma coisa básica e há muito esquecida, chamada: "Respeito".

Agora, como muitos devem ter visto, temos essa linha radical e reacionária. Esse perfil não tolera a opinião divergente e quer porque quer, refutar e lacrar, não importa o preço(ataques pessoais e intimidação). Ele também compartilha "fake news" e informações distorcidas, além disso, espera, obediente, a próxima ordem a ser executada, enfim, um verdadeiro escárnio.

Nessas horas, precisamos lembrar da responsabilidade. Você é livre para dizer e compartilhar o que quiser. Mas é responsável por aquilo que diz e compartilha. Recentemente, nas redes sociais, presenciamos casos explícitos de calúnia, difamação, agressão, racismo, homofobia e intolerância.
Crimes, minha gente. Crimes.

  

Minha reflexão está na quantidade. Se olharmos bem, eles são poucos, pouquíssimos. Não é possível que nove ou dez "gatos pingados", que se acham no direito de "mandar" naquilo que você deve dizer ou pensar, possam tolher a reflexão, o comportamento e o pensamento crítico de tantas pessoas, concordam?

Pois é, e isto está acontecendo. Eles estão aí. Não dão o "like", mas estão lendo tudo do outro lado de tela. Ao encontrar um "alvo", agem de modo coordenado. Inclusive, aproveitando o ensejo, agradeço a audiência, "patrulhinha"! 😉

Agradeço também a todos vocês que acompanham meus textos. Escrevo, principalmente, para não enlouquecer. Saber que vocês estão aí, é um alento. Muito obrigado!

Mas o recado real, é o seguinte: você é livre, caro leitor e leitora! Repetindo: livre! Pense e raciocine antes de publicar alguma coisa e não se deixe iludir por qualquer conversa ou palavras. Inclusive, as minhas.

Um abraço!

Kindle Unlimited - Teste grátis por 30 dias!

Comentários

Post mais visto

#Crônica: "Privilégio"

Leia também

#Crônica: "Ele mudou"

#Crônica: "Ih, deu branco!"

#Crônica: Como fazer Deus sorrir?