#Opinião: "O valor do silêncio"

O silêncio tem valor

"Em boca fechada não entra mosquito", já diz o velho ditado. Seja para evitar a poluição sonora - que descobri fazer muito mais mal à nossa saúde física e mental do que imaginamos - seja para evitar discussões inúteis, o silêncio tem um valor incomparável.

Certa vez, escrevi que houve um momento em que coisas terríveis estavam acontecendo e que era preciso se manifestar. Dizer com todas as letras: "Isso está errado! Basta!".

Em seguida, escrevi que deveríamos ficar mais quietos e calados. Não que as "coisas terríveis" não estivessem acontecendo, mas sim, para evitar que essas maluquices fossem somente a pauta de nossas conversas.

E olha, quanta maluquice aconteceu...

  

Não irei listá-las aqui, justamente pela ideia de não dar palco para maluco. Mas fico impressionado com a quantidade de idiotices e tretas que tem acontecido no debate público. E, principalmente, pelo motivo de elas acontecerem.

Sério, são estas as prioridades? São estes os problemas que precisamos resolver?

Mas, o mais irritante, é a gritaria. Como pode estes abençoados terem essas goelas tão estridentes?

Vejo, nas redes sociais, muitos que ainda propagam maluquices e absurdos. Acho interessante também, aqueles que não conseguem ficar quietos e precisam comentar em todo post que diga algo que eles não concordem.


Toda vez que respondemos a um post ridículo, tentando explicar o óbvio, estamos dando audiência para isso. Ensinando o algoritmo que aquilo "rende". É hora de parar com este comportamento. Sabe aquela arte que diz "não curto, não comento e não compartilho"? É exatamente isso.

Lembro de ouvir dizer que, a pior coisa para um humorista, é você, simplesmente, não rir de suas piadas. Ou seja, silêncio.

O silêncio não precisa ser somente sonoro, ele pode ser dar em outros sentidos. Nossa sociedade anda muito acelerada (e barulhenta). Muita gritaria e pouca solução. Acho que precisamos parar, ir com mais calma, pois esta velocidade - e barulho - está nos fazendo mal. FOMO e ansiedade são alguns dos sintomas.

Quando não tiver como escapar, fale baixo, com jeito e discrição (além de muita paciência...). Isso também é silêncio.

O silêncio tem valor. Pratique.

E para estes malucos que só ficam se esgoelando e não conseguem se controlar ou propor algo de bom, que aprendam no amor, ou na dor de ficar só em sua própria e minúscula bolha.

Um abraço.

Kindle Unlimited - Teste grátis por 30 dias!

Fotos: Unsplash e Facebook.

Comentários

Post mais visto

#Crônica: "Privilégio"

Leia também

#Crônica: "Ele mudou"

#Crônica: "Ih, deu branco!"

#Crônica: Como fazer Deus sorrir?