#Opinião: "Meu pitaco nesta celeuma da comunicação"
Nestes últimos dias, ou meses, tenho postado diversos conteúdos nestes novos formatos em que estamos completamente viciados e que, também, possuem diversos nomes (Reels, Shorts, TikTok's, etc). Ao analisar os números, me veio seguinte pensamento: Por que um mesmo conteúdo bomba em uma rede social e na outra não?
A resposta: o algoritmo (dããã...).
Tudo o que digo aqui, está saindo da minha observação e tentativa de achar alguma lógica nisso. A resposta correta é guardada a sete chaves pelas empresas e pelos vendedores de "cursos milagrosos que irão mudar a sua vida" (risos). De modo que, isso é apenas um pitaco, pois posso estar completamente enganado em minha observação.
Feito o "disclaimer", vamos lá!
Cada rede social possui os seus parâmetros próprios (curtidas, compartilhamentos, comentários, etc). É evidente que eles fazem a diferença na distribuição de um determinado conteúdo. Mas, creio eu, existem parâmetros que somente o algoritmo de cada rede tem acesso. Um deles poderia ser a "retenção".
Ok, mas o que seria "retenção"?
Antes de falar sobre isso, preciso falar rapidamente sobre "economia da atenção". Nela, o que se busca, é manter o usuário conectado o maior tempo possível (daí o vício), na rede. Mas isso não é nenhuma novidade. Quando o apresentador de um programa na televisão manda aquele "Não sai daí, porque daqui a pouco tem tal coisa...", nada mais é do que a "economia da atenção" atuando para "prender" a audiência.
Daí vem a "retenção", que seria aquele conteúdo que mantém o usuário conectado, vendo e revendo este vídeo, post, foto, ou o que quer que seja.
Este número não chega para nós, mas temos pistas com os outros parâmetros. Isso, é importante frisar, não leva em consideração a qualidade técnica do material produzido, daí a explicação dos "virais" que, não necessariamente, são primores de produção, mas que cumprem muito bem o seu papel de "seguradores" da atenção e, por consequência, nos apresentam os anúncios durante este período.
Simples e óbvio, não é?
Isso também faz sentido, quando observamos perfis e páginas que levam o usuário para fora da rede social. É notável como este conteúdo não é entregue organicamente e depende do tráfego pago, além, é claro, de uma grande base de fãs (que seria, na minha opinião, o "pulo do gato").
Agora, como criar conteúdos que atraiam e retenham a atenção dos seguidores? Como criar e manter uma "base de fãs" para, de certa forma, enganar o algoritmo? É só seguir as "trends"? É só postar a foto do "doguinho" ou do gatinho?
Perguntas e mais perguntas.
Aos poucos, vamos "fuçando" e aprendendo.
Um abraço.
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