Crônica: "Âncoras e Lemes"


Segundo à Wikipédia, a roda do leme, ou timão, é o nome dado ao aparelho que permite governar uma embarcação e que utiliza o leme para modificar o rumo do barco.

Ainda na Wikipédia, a âncora é uma peça geralmente de ferro presa em um cabo ou corrente, que serve para imobilizar uma embarcação flutuante, ou seja, usada para manter a embarcação marítima ou fluvial, parada e firme quando há necessidade.

Me flagro pesquisando estas informações, após ganhar dois chaveirinhos com essas peças: um timão e uma âncora.

A âncora já é senso comum, tudo mundo sabe o que é e para o que serve, mas o "leme"... Eu achava que o nome correto era "manche", aí descobri que esta palavra é utilizada para aviões e aeronaves.

Já estou divagando... Ao raciocínio, André!

O que mais me pegou, na verdade, foi o paralelo que podemos fazer entre estas peças e nós, seres humanos (cada vez mais desumanos, ante tanta violência e intolerância).

Temos pessoas maravilhosas, que podemos chamá-las de "lemes", que nos guiam para um bom caminho, nos motivam e nos ensinam a sermos melhores, nos entusiasmam à evoluir e, principalmente, ficam alegres e satisfeitas pelas nossas vitórias, enfim, são pessoas felizes, não bobas alegres, mas que entendem melhor à vida e como ela se dá.

  

E temos pessoas horríveis, que podemos chamá-las de "âncoras", que nos deixam para baixo, estão sempre reclamando, sempre jogando na nossa cara todos os problemas que ainda não se resolveram e, principalmente, sentem inveja da vida e das vitórias dos outros, enfim, são infelizes e sempre serão, enquanto não aprenderem a se comportar melhor.

Porém, nem tudo são flores, minha cara leitora e meu caro leitor.

A direção pode te guiar para um caminho errado e perigoso, assim como, o arrimo pode te segurar e te proteger em um porto seguro.

Meu Deus, que nó é esse?

Calma, respira.

Escrevo tudo isso e me pego pensando: Quem queremos ser? Âncoras ou lemes?

Pergunta complicada, não é mesmo?

Não sei, talvez nem tudo seja totalmente ruim e totalmente bom. Acho que deve existir o relativo e o "saber usar".

Talvez caiba a nós, com muita calma e paciência, escolher.

Escolher e mudar, sempre para melhor, por favor.

Afinal, uma âncora e um leme são essenciais para qualquer embarcação.

Um abraço.


Amazon Prime - Teste grátis por 30 dias!

Me siga nas redes sociais!

Comentários

Post mais visto

#Crônica: "Privilégio"

Leia também

#Crônica: "Ele mudou"

#Crônica: "Ih, deu branco!"

#Crônica: Como fazer Deus sorrir?