Crônica: "Falta reflexão"


Comecei a escrever durante a pandemia. Foi uma válvula de escape para não enlouquecer e também uma forma de criticar tudo o que achava de errado diante dos meus olhos.

Em um destes textos, me veio a seguinte pérola: "ninguém é obrigado a ser o especialista da coisa, mas não precisamos ser tão ignorantes".

E, dois anos depois, olha eu aqui de novo tendo de repetir: ninguém é obrigado a ser o especialista da coisa, mas não precisamos ser tão ignorantes.

Outra forma de dizer isso, mais simples e com menos palavras é: falta reflexão.

Falta reflexão, minha gente.

Não falta informação.

  

Falta reflexão para, diante de uma fake news absurda, ter a iniciativa de ir lá e checar (é muito mais fácil acreditar no "print" do zap).

Falta reflexão para, diante de uma opinião divergente, adotar uma postura respeitosa e de entendimento, e conversar civilizadamente, mesmo que não se chegue a algum acordo (é mais fácil apontar o dedo e rotular disso ou daquilo, ofender até).

Falta reflexão para, ao cobrar alguém para resolver algum problema, medir bem as palavras para não ofender além do necessário (é mais fácil ir logo tacando o pau, sem nenhum tipo de pudor).

Falta reflexão para, na hora de decidir alguma coisa, enxergar o peso dessas decisões no médio e longo prazo (é mais fácil repetir as respostas e justificativas enlatadas e esquecer tudo o que já aconteceu).

Enfim, falta reflexão.

Precisamos aprender a pensar.

Precisamos aprender a viver.

Precisamos aprender a conviver.

Como diz aquele meme: "reflitão".

Um abraço.

Amazon Prime - Teste grátis por 30 dias!

Me siga nas redes sociais!

Comentários

Post mais visto

#Crônica: "Privilégio"

Leia também

#Crônica: "Ele mudou"

#Crônica: "Ih, deu branco!"

#Crônica: Como fazer Deus sorrir?