#Crônica: A culpa é nossa


Ponto comum: a internet não é a economia da atenção, é a indústria dos cliques. O clique é o que importa, não é o conteúdo e nem a qualidade. Clicou, já era, bora pro próximo.

Digo isso com tristeza, pois, a única conclusão que consigo tirar deste cenário é a seguinte: a culpa é nossa.

Por que conteúdos ruins são mais entregues do que conteúdos de qualidade? Porque a gente clica.

Por que a fofoca, a fake news, chega mais longe do que a verdade? Porque a gente clica.


Gosta do meu trabalho?

Contribua com qualquer valor através da Chave Pix: pixdomaffeis@gmail.com

Muito obrigado! 🙏


Sim, eu sei que "qualidade" é algo relativo e pessoal, antes que alguém venha querer "lacrar" pra cima de mim. Mas o ponto que quero abordar aqui é outro, meu sereno leitor e minha paciente leitora.

Vou dar um exemplo pessoal, não que eu seja a régua moral para medir alguma coisa, mas é apenas algo que notei e quero compartilhar: comecei a repostar, em meu canal no YouTube, alguma cenas de pegadinhas, as famosas "Pranks", em que o ator, usando um brinquedo, simula peidos em um parque.

Qual não foi a minha surpresa ao ver os números crescerem vertiginosamente.

Acho o peido engraçado, diria até que é a única forma genuína e inclusiva de humor (afinal, todo mundo peida, não é mesmo?), mas o ponto aqui é: por ver os números melhorarem, e muito, me senti tentado a postar mais.

Dane-se o nicho, a essência, a estratégia, nessa hora, o "clique" falou mais alto.

Você acha que isso não acontece com qualquer veículo/influencer/empresa/etc?

Num simples teste A/B, vai se repetir aquilo que funcionar mais, não é a lógica?

Pois é.

O reflexo disso? Nem preciso dizer, o noticiário, o conteúdo em geral, os números, estão aí, para quem quiser ver.

Vivemos em sociedade, com regras, direitos e deveres e a internet, é preciso lembrar, não é "terra de ninguém".


Dica de leitura: https://amzn.to/3vgJ8xh


Tá, mas qual é o limite?

O limite quem dá somos nós, através do nosso consumo, do nosso "clique". Portanto, se quisermos que as coisas "melhorem", precisamos melhorar o nosso uso e o nosso comportamento.

Como disse, a culpa é nossa.

Não creio que a tal da "regulação" seja a resposta certa para este "problema".

A mudança, de fato, começa por mim e por você, não tem outro jeito. 

Escolha bem o que vai consumir, pense antes de clicar, porque a porcaria vai chegar até você, não adianta, mas o "clique", ainda, está na sua mão.

Clique com sabedoria.

Um abraço.

Amazon Prime - Teste grátis por 30 dias!

Me siga nas redes sociais!

Comentários

Post mais visto

#Crônica: "Privilégio"

Leia também

#Crônica: "Ele mudou"

#Crônica: "Ih, deu branco!"

#Crônica: Como fazer Deus sorrir?