#Opinião: É preciso cuidado


Olá, minha gente! Tudo bem com vocês? Dei uma sumida, né? Pois bem, se você leu meu último texto, deve saber o porquê.

Mas estou de volta. Sempre em busca do equilíbrio e do uso saudável da escrita, da palavra e da comunicação.

Respira fundo e vamos lá!

Com a aproximação do mês de Outubro, é possível perceber a escalada nos ânimos nas redes sociais. Aquele velho comportamento que pôde ser notado nas últimas eleições. É um tal de "pode desfazer a amizade, se quiser", aqui. Um "eu apoio tal candidato", acolá. Isso sem contar a caixa de comentários. Um verdadeiro show à parte.

Isso tudo me fez pensar um pouco.

Sou totalmente a favor da liberdade de expressão, dentro dos limites da lei (coisa óbvia, mas que precisamos dizer e repetir), porém, quero destacar sobre aquele comportamento de repetição e compartilhamento de um conteúdo de gosto duvidoso (para dizer o mínimo). Algo erradamente chamado de "engajamento", quando na verdade, trata-se de uma ação coordenada e planejada, de cima para baixo.

É preciso cuidado, minha cara leitora e meu estimado leitor.

  

Cuidado, pois, ao seguir cegamente uma instrução ou convite à participação de uma "trend", pensando que está ajudando no debate, você pode estar sendo apenas mais uma marionete, nesta grande "massa de manobra".

Pois é. "Gado", como dizem. Portanto, ao se manifestar, faça de maneira educada e respeitosa. E, principalmente, use as suas próprias palavras e pensamentos. Se ver algo que não concorda, evite o bate-boca. Ele não ajuda - e não muda - em nada.

O ambiente saudável depende de nós.

Vi um post em que se falava sobre a "escolha", mais precisamente sobre escolher a "paz". Penso que seja correto. Escolher a paz, o bom diálogo, a harmonia, o bem, o afeto, enfim, são atos de generosidade. Coisa de gente superior.

Não é fácil, eu sei. Mas sair deste "piloto automático" da violência e do conflito, é ser mais esperto que os "espertos".

O clique está na sua mão, mas a decisão - e o futuro - está na sua escolha.

Escolha bem e escolha o bem.

Um abraço.

Amazon Prime - Teste grátis por 30 dias!

Me siga nas redes sociais!

Comentários

Post mais visto

#Crônica: "Privilégio"

Leia também

#Crônica: "Ele mudou"

#Crônica: "Ih, deu branco!"

#Crônica: Como fazer Deus sorrir?